Como Funciona o Sisu 2020

Como Funciona o Sisu 2020 – Atualmente, existem inúmeras formas de ingressar em curso de ensino superior. Além de diversos programas que doam bolsas de estudos em instituições privadas, também existe o Sistema de Seleção Unificada, iniciativa do Governo Federal que unifica o processo de seleção de estudantes da maioria das universidades públicas brasileiras. Então, quer entender como funciona o Sisu 2020? Leia o artigo abaixo!

Como Funciona o SISU 2020

Como Funciona o SISU 2020


Sisu 2020

O Sistema de Seleção Unificada é um programa criado em meados de 2010 cujo possui o objetivo de facilitar o processo de oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio. O programa é inteiramente administrado pelo Ministério da Educação e costuma abrir suas inscrições duas vezes ao ano: primeiro e segundo semestre.

Saiba mais sobre o SISU 2020: Confira como ouvir o simulador SISU 2020.


Como Funciona o Sisu 2020

O Sisu é um programa inteiramente informatizado. Isto quer dizer que o participante não fará prova ou inscrições presenciais. Todo o processo é feito pela internet, do conforto de sua residência, no site do Prouni.

O Sisu 2020 possui somente uma etapa de inscrição. Nesse período, o estudante poderá realizar sua matrícula no programa em até duas opções de cursos entre as vagas que estão sendo ofertadas para aquela edição do Sisu.

Como Funciona o SISU 2020

Como Funciona o SISU 2020

Durante o período de inscrição, o participante poderá modificar suas opções de curso na SISU página do participante 2020, caso deseje ou precise. Isto porque a partir do segundo dia o Sisu divulga a nota de corte e sua posição dentre as vagas ofertadas.

Ao término da inscrição, o Sisu selecionará os participantes com melhores notas em cada curso de acordo com sua nota do ENEM.


Quem pode Participar do Sisu 2020?

Uma dúvida muito comum entre os estudantes é quem pode participar do Sisu. No entanto, este programa é inteiramente gratuito e destinado aos participantes do último ENEM, contanto que não tenha zerado a redação do ENEM 2020.

No entanto, algumas vagas ofertadas no Sisu pode exigir que um desempenho mínimo. Geralmente, esses cursos são os mais concorridos, como medicina, direito, odontologia, entre outros. O motivo por trás disso é que o Sisu permite que algumas universidades solicitem uma nota mínimo no ENEM para se inscrever à uma vaga em seus cursos.

Saiba mais sobre o Sistema de Seleção Unificada: Lista de Espera SISU 2020


Inscrições Sisu 2020

  1. Realize o login no site do Sisu (http://www.sisu.mec.gov.br/) informando o número de inscrição e a senha do ENEM.
  2. Na página seguinte, o participante deverá procurar sua opção de curso, seja digitando o nome do curso, instituição ou cidade.
  3. Achado o curso que deseja se inscrever, o estudante deverá escolher a modalidade que deseja concorrer, já que a plataforma lista todas modalidades disponíveis, como tipos de cotas ou ampla concorrência.
  4. Conferida todas as informações, o participante deverá confirmar sua inscrição, além de conferir a documentação exigida para a matrícula.
  5. Pronto, sua inscrição no Sisu 2020 está concluída. Caso prefira, poderá se inscrever para uma segunda opção de curso. Trata-se de uma alternativa caso não seja selecionado na primeira opção escolhida.

Saiba mais sobre o SISU 2020: Requisitos SISU 2020