Cronograma SISU 2019: Calendário SISU, Datas

O SISU conhecido como Sistema de Seleção Unificado é um sistema totalmente informatizado administrado exclusivamente pelo o MEC, órgão responsável pelo o Ministério da Educação e Cultura. É através do Cronograma SISU 2019 que os candidatos de instituições públicas de ensino superior disponibilizam diversas vagas para aqueles que participam do Enem, programa conhecido como Exame Nacional do Ensino Médio. Saiba mais sobre o Cronograma SISU 2019, nesse artigo.

Cronograma SISU 2019
Cronograma SISU 2019

Todas as universidades de educação federal, tecnológicas e de ciências, além de vários centros de ensino federais fazem parte do SISU, onde é determinado um número de vagas para os alunos que concluírem o ensino médico em rede de ensino pública.


Cronograma SISU 2019

Confira abaixo o cronograma SISU 2019 e confira as datas do SISU 2019 no calendário do Sistema de Seleção Unificada:

Data Evento
24/01 a 29/01 Período de inscrições do SISU, com divulgação das notas de corte do sistema de Seleção Unificada
30/01 Divulgação dos resultados da primeira chamada do programa
30/01 a 10/02 Prazo para participara da lista de espera SISU 2019
03/02 a 07/02 Matrícula da primeira chamada – pode ser estendido, a critério da instituição de ensino
16/02 Convocação dos candidatos inscritos na lista de espera do SISU.

Para que os candidatos possam se organizar ao logo de todo o processo é preciso garantir uma vaga nas universidades participantes, o MEC – Ministério da Educação, divulga no próprio site gratuitamente o cronograma do processo do SISU, esse calendário é de extrema importância pois informar as datas de cada processo.

  • Primeiro passo é inscrição SISU;
  • Resultado SISU 2019 da Chamada única regular;
  • Matricula da Chamada única regular;
  • Inscrição na lista de espera.

O processo de seleção do SISU costuma sempre se no início de cada ano, é importante estar atento (a) as datas do cronograma.


Inscrição SISU 2019

Para participar das inscrições SISU 2019 e participar do processo seletivo do programa, o candidato deve ter feito o Enem 2018 e sua nota de redação tem que ser maior que zero, pois é a partir da nota obtida no exame que o candidato consegue participar do processo é disputar uma vaga.

Em caso de dúvida, siga os passos indicados em seguida:

1º Passo – Confirme os dados do SISU 2019

O primeiro passo par qualquer candidato é acessar a plataforma do SISU e conferir os dados de inscrição. A existência de dados incorretos poderá inviabilizar a matrícula no SISU 2019.

Confirmação dos dados SISU 2019
Confirmação dos dados SISU 2019

2º Passo – Pesquisa de Vagas SISU 2019

Para iniciar a inscrição no SISU, acesse esse link: http://sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas#vagas_ofertadas

Para determinados cursos ofertados em tais instituições de ensino, são ofertados nas seguintes categorias:

  • Vagas destinadas a ampla concorrência;
  • Vagas reservadas de acordo com a lei 12.711/2012 – Lei das cotas;
  • Vagas destinadas as demais afirmativas da instituição escolhida.

Ao escolher a categoria do curso de vagas, o candidato concorrer com outros candidatos que tenham optados pela a mesma categoria, o sistema vai escolher o aluno que obteve melhor desempenho no exame.

Diversas instituições participantes do SISU possuem pesos diferentes para determinadas matérias do Enem, tudo vai depender do curso escolhido, dessa maneira quando o candidato escolhe o curso o mesmo possui peso diferenciado dentro da instituição. O sistema faz o cálculo automaticamente, de acordo com as regras e o peso de cada instituição, sendo assim gerando uma nova nota.

Inscrição SISU 2019
Inscrição SISU 2019

3º Passo – Escolha da modalidade

Após escolher as vagas desejadas para a inscrição, o aluno deve escolher a modalidade do curso, se for o caso. Fique atento nesse passo para não escolher uma modalidade indesejada.

Escolha de modalidade SISU 2019
Escolha de modalidade SISU 2019

4º Passo – Confirmação do cadastro

Após realizar a inscrição, chegou a hora de confirmar os dados para efetivar a sua matrícula. É fundamental que o candidato cheque com atenção os dados inseridos na plataforma, pois em caso de incorreção, poderá haver inviabilização da candidatura pelo cronograma SISU 2019.

Confirmação de Cadastro SISU 2019
Confirmação de Cadastro SISU 2019

5º Passo – Inscrição concluída

Ao finalizar a inscrição, o candidato será levado à tela “minha inscrição”, em que poderá conferir os dados da inscrição que acabou de realizar. A classificação parcial dos candidatos é divulgada segundo o cronograma SISU 2019 entre os dias 25 e 29, sempre a partir da meia noite.

Classificação Parcial SISU 2019
Classificação Parcial SISU 2019

Nota de corte do SISU 2019

A nota de corte SISU 2019 é calculada com base ao número de vagas e o total de inscrito, o SISU divulga e calcula as notas de corte do processo de cada curso uma vez ao dia, o SISU é dividido somente em uma única etapa, onde o candidato faz as opções de inscrição, número de vagas, e instituições participantes do SISU.

O SISU 2019 é um dos processos seletivos que garante ao candidato a oportunidade de disputam uma vaga para os cursos de nível superior, por isso para participar o mesmo tem que realizar o Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como ENEM.

O ENEM é um exame nacional, onde através do mesmo visa medir o nível de conhecimento de cada candidato através uma prova múltipla escolha é uma redação.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (27 votes, average: 4,67 out of 5)
Loading...