Documentos Necessários SISU 2019

O SISU é um dos maiores programas de inclusão para interessados em ingressar no nível superior do mundo. O SISU 2019 seleciona os estudantes através do exame nacional do ensino médio, mais conhecido como Enem. Quer saber como fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificado? Confira os documentos necessários SISU 2019 e veja abaixo como fazer a sua inscrição.

Documentos Necessários SISU 2019
Documentos Necessários SISU 2019

A sigla SISU significa Sistema Único Informatizado, é através do SISU em parceria com MEC que faculdades do mundo todo disponibilizam diversas vagas para variadas áreas em inúmeras faculdades do Brasil.


Documentos Necessários SISU 2019

Ao se convocado (a) no processo é necessário apresentar uma série de documentos para efetuar a inscrição SISU 2019. conheça a relação a seguir:

  • CPF – Cadastro Pessoa física;
  • Comprovante de Registro Acadêmico Online;
  • Documento de identificação original com foto, CNH, RG e carteira de trabalho;
  • Certificado de conclusão escolar do ensino médio;
  • Histórico do ensino médio;
  • Comprovante de quitação eleitoral;
  • Declaração de não ocupante a uma vaga de nível superior;
  • Foto 3×4 recente.

Além de todos documentos necessários SISU 2019 acima é preciso que o candidato comprove a ação econômica a qual foi aceita no site, documentos que comprove toda a ação conforme edital.

Documentos Necessários SISU 2019
Documentos Necessários SISU 2019

Caso o estudante deseje concorrer a uma vaga por cotas socais, a cobrança é maior, pois o aluno ainda vai precisar de:

  • Inscrição no CADÚNICO do Ministério do Desenvolvimento Social;
  • Apresentação documentos que comprovem a renda (carteira de trabalho, contracheques, declaração do Imposto de renda);
  • Documentação que comprove o estudo em escola pública.

Inscrição SISU 2019: PASSO A PASSO

A inscrição no processo de seleção do SISU pode ser realizado pela a internet, no próprio site do programa www.sisu.mec.br, as inscrições costumam ser realizada sempre no início de janeiro, por isso estando interessado deve ficar atento (a) a este processo de inscrição.

Para ser inscrever no SISU é preciso ter realizado o ENEM no ano anterior, caso você tenha perdido a sua inscrição pode recuperar a mesma no portal do MEC através do www.enem.inep.gov.br. É importante ficar ligado no Edital SISU 2019, para não perder as datas de inscrição.

Como se Inscrever no SISU 2019
Como se Inscrever no SISU 2019 – Passo a passo

O candidato terá apenas uma oportunidade para realizar a inscrição, no decorrer do cronograma SISU 2019, o candidato (a) terá duas opções para ser inscrever no programa e suas opções para selecionar de curso, são diversas vagas ofertadas nas instituições. Vale lembrar que é importante ter em mãos os documentos necessários SISU 2019 na hora de fazer a inscrição, pois não é possível refazer o cadastro do aluno após concluído.

Durante o período de inscrição o candidato vai poder alterar o curso quantas vezes for necessária, a única inscrição que será válida será a última. No final das inscrições SISU 2019, será selecionado o melhor dentro das três modalidades concorrência, curso e nota.


Resultado do SISU 2019

No final do prazo de inscrição do programa, o SISU 2019 selecionará automática os melhores candidatos dentro da classificações dos cursos, sendo levado em consideração a concorrência modalidade e as notas realizadas no ENEM. O resultado SISU 2019 realiza apenas uma chamada, sendo realizada sempre no final de janeiro, os aprovados no programa deve realizar a inscrição nas faculdade até o início de fevereiro.

Caso o candidato não tenha sido chamado em nenhuma das primeiras chamadas, ele ainda pode concorrer a segunda opção de chamada que ocorre logo após a primeira seleção de matrícula, ficando assim na lista de espera SISU 2019. Caso seja selecionado, ele deve procurar a faculdade para qual recebeu a vaga, munido de todos os documentos necessários SISU 2019 para efetuar a sua inscrição. Uma vez que os documentos sejam validados, o aluno poderá cursar o ensino.

Aos interessados (as) em ingressar no curso de nível superior é importante realizar o ENEM pois é um dos maiores meios de ingressos e bolsas de nível superior do mundo, é a partir da nota de corte SISU 2019 que diversos candidatos conseguem bolsas de 100% a 50% em diversas universidades públicas e particulares de todo o mundo, além de poder participar de outros programas tais como o Prouni e FIES, programas financiados também pelo o Governo Federal.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...