Inscrições SISU 2020: Como Fazer a Inscrição SISU 2020

Saiba tudo sobre o Inscrições SISU 2020, como são feitas as seletivas e como realizar sua inscrição no Sistema de Seleção unificado. Graças ao SISU 2020 milhares de estudantes brasileiros estão realizando o sonho de ingressar em uma instituição de ensino superior para fazer um curso de graduação. A cada ocorreu o  são milhares de oportunidades disponibilizadas pelas faculdades e universidades parceiras em diversas partes do país. Confira como participar das inscrições SISU 2020.

O SISU (Sistema de Seleção Unificado) surgiu em 2010 como uma plataforma digital, e que foi desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de auxiliar os jovens estudantes a darem continuidade aos seus estudos.

Para ingressar no ensino superior é necessário que você não tenha zerado a prova de redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), caso o contrário, não poderá participar do processo seletivo.

Inscrição SISU 2020

Inscrição SISU 2020

O processo seletivo do programa segue o Cronograma SISU 2020, criado pelo Ministério da Educação para definir as regras do programa. E se você já está se preparando para as provas ou começou a acompanhar o SISU agora para tentar uma vaga para o SISU 2020 precisa ler com bastante atenção este artigo, pois é através dele que irei te explicar como funciona todo o processo das inscrições SISU 2020. Preparado? Então vem comigo!

Veja também:


Inscrições SISU 2020

É importante que você acompanhe o SISU 2020 para não perder a oportunidade de participar das inscrições SISU 2020 logo quando houver nova abertura do processo seletivo, uma vez que para o primeiro semestre as inscrições foram encerradas no final de Janeiro de 2020.

Vale ressaltar que as inscrições SISU 2020 são realizadas exclusivamente pela internet no portal do sistema que você pode clicar aqui (http://sisu.mec.gov.br). Ainda não foi divulgado quando ocorrerá o próximo processo seletivo para o segundo semestre de 2020, mas é interessante que você saiba como funciona todo o processo para quando o período de inscrições for aberto consiga agilizar a sua candidatura.

E atenção: além de serem realizadas pela internet, as inscrições SISU 2020 são totalmente gratuitas e só podem ser feitas por candidatos que não zeraram a prova de redação do ENEM. Ciente disso, veja a seguir o que se deve fazer para participar das Inscrições SISU.

Inscrição SISU 2020

Inscrição SISU 2020


Como fazer a Inscrição SISU 2020

Ao acessar o site do programa, você deve clicar sobre o botão “Fazer inscrição” que será disponibilizado na tela assim que o processo seletivo for aberto. Assim que a página for atualizada, insira o seu número de inscrição do SISU 2020 e a respectiva senha do ENEM, além de digitar o código de segurança apresentado na tela.

Logo que a nova página for aberta, aproveite e verifique a veracidade dos seus dados cadastrados e se houver algum erro, desatualização ou ausência de alguma informação importante de contato faça as devidas modificações para que em caso de necessidade o sistema consiga se comunicar contigo.

Por outro lado, na hora de realizar a sua inscrição SISU 2020 você terá direito a escolher dois cursos, os quais são considerados como “primeira opção” e “segunda opção”. Verifique quais são as melhores oportunidades para você e confirme as respectivas seleções que envolvem o curso e a instituição de ensino superior.

Como se inscrever no SISU 2020 – Passo a Passo

Como se Inscrever no SISU 2020 - Passo a passo

Como se Inscrever no SISU 2020 – Passo a passo

Procure fazer as suas escolhas com bastante calma. Se for a primeira vez siga esta dica: clique sobre o curso desejado para visualizar a quantidade de vagas oferecidas, assim como suas modalidades disponíveis (ou seja, ampla concorrência ou ações afirmativas). Observe que dentro do sistema há a possibilidade de fazer a consulta com a utilização de filtros para que seja mais rápido e preciso.

Quando estiver prestes a confirmar a sua inscrição, a qual faz parte do terceiro passo, você precisará confirmar os dados do curso escolhido e, logo abaixo estará disponibilizada em forma de lista a documentação exigida pela instituição que escolheu para estudar. Anote ou imprima a lista de documentos e já a separe, pois caso seja contemplado no SISU 2020 poderá agilizar a finalização do processo e assim garantir a sua matrícula na faculdade escolhida.

Vale lembrar que a plataforma do SISU permite aos seus usuários que os mesmos possam realizar alterações em seus dados cadastrados, como a própria inscrição durante o prazo estabelecido como o período de inscrições. Saiba que a última alteração é a que o sistema considera na hora de realizar a análise e escolha dos alunos.

Como você mesmo pode observar, o processo de inscrição no SISU 2020 é bastante tranquilo e simples. Agora, é só esperar pela abertura de novo período de inscrição para se candidatar e ficar ligado no resultado SISU 2020. E já que chegou até aqui aproveite e inscreva-se na nossa newsletter para receber informações exclusivas!