PROUNI 2020: Faça sua Inscrição, Acesse Resultados

Atualmente no Brasil existem milhares de universidades particulares referência na qualidade de ensino, e o PROUNI 2020 pode ajudar na conquista de uma bolsa de estudos em uma dessas instituições. Ficou interessado? Conheça neste post todas as informações sobre o PROUNI 2020 e como participar do programa!

Prouni 2020

Prouni 2020

O que é o PROUNI 2020?

Criado pelo Governo Federal em 2004, o PROUNI oferece bolsas de estudo para estudantes de baixa renda em instituições de ensino privadas.

Assim como em outros programas do governo federal, os estudantes utilizam a nota do ENEM 2020 para o processo de seleção. E o sistema para realizar o cadastro, conferir resultados e etc., são feitos predominantemente de forma digital, via internet.

Veja ainda como funciona o SISU 2020!

Além disso, o Sistema de Seleção Unificado está vinculado a outros programas da educação para permitir a permanência do Estudante no curso. São eles o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e o programa Bolsa Permanência, do MEC.


Requisitos para Participar do PROUNI 2020

O PROUNI 2020 tem o objetivo de oferecer bolsas integrais ou de até 50% principalmente para aqueles que não têm condições financeiras para pagar por uma faculdade particular.

✓ Você sabe qual é a diferença entre SISU e FIES? Confira aqui!

O Ministério da Educação (MEC) que é o órgão responsável por gerenciar o programa, estipulou alguns requisitos para participar do PROUNI 2020, e todos os interessados devem cumprir impreterivelmente cada item. Por tanto, podem se inscrever no PROUNI 2020:

  • Estudantes egressos do ensino médio da rede pública;
  • Estudantes da rede particular na condição de bolsistas integrais;
  • Jovens com renda per capita familiar máxima de até três salários mínimos;
  • Ter feito o ENEM 2018 e obtido nas provas objetivas nota superior a 450 pontos, e na redação nota superior a zero.

Inscrições PROUNI 2020

Assim como o SISU 2020, as inscrições no Programa Universidade para todos também são efetuadas exclusivamente pela internet, em períodos específicos determinados pelo Ministério da Educação.

As Instituições de Ensino Superior participantes do PROUNI devem oferecer acesso gratuito à Internet a todos que desejarem se inscrever no programa.

Entretanto, o MEC buscou alternativas para facilitar o processo de inscrição, criando condições para que os candidatos possam se inscrever em locais mais próximos de sua residência.

Inscrição PROUNI 2020

Inscrição PROUNI 2020

Estabeleceu-se, assim, uma Rede de Parceiros composta, atualmente, pela FUNAI, Centros de Integração Empresa-Escola (CIEE) e pelos pontos de presença do Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC).

A rede de parcerias do PROUNI 2020 tem como finalidade a ampliação significativa do número de locais disponíveis para os candidatos que não possuem computador efetivarem sua inscrição no Programa. Assim, o quesito internet/computador deixa de ser um empecilho para efetuar a inscrição.

Ao fazer sua inscrição, o candidato escolhe as opções de curso, turno e instituição de ensino superior, para realizar este processo de forma virtual, basta acessar o portal do PROUNI.


Resultados PROUNI 2020

Ainda não foi divulgado o cronograma oficial com as principais datas do programa, contendo inclusive informações sobre o período de resultados do PROUNI 2020. Estas informações poderão ser consultadas no edital do processo seletivo e no site do programa.

Os resultados do PROUNI são disponibilizados na página eletrônica do MEC na internet, pelo telefone 0800.616161 e também pelas instituições participantes do Programa.

É de inteira responsabilidade dos candidatos pré-selecionados observarem o cumprimento dos prazos estabelecidos, bem como o acompanhamento de possíveis alterações. O não cumprimento até a data limite de cada etapa implica na eliminação do inscrito.