Requisitos SISU 2020

O SISU é um dos maiores programas de acesso do Governo Federal aos cursos de nível superior, é através dos Requisitos SISU 2020 junto as notas do ENEM que os candidatos são avaliados dentro do curso de nível superior desejado. A sigla significa Sistema Informatizado Único, é através desse sistema que o Governo Federal avalia as notas do Enem como critério de classificação de cada candidato em vagas nas universidade de todo o mundo.

Requisitos SISU 2020

Requisitos SISU 2020

O SISU costuma ser dividido em duas seleções, sendo uma no primeiro semestre em janeiro e outra no segundo semestre em junho, nos dois semestres são oferecidas inúmeras vagas para diversos cursos. Um dos principais Requisitos SISU 2020 é ter realizado o Enem no ano anterior.


Requisitos SISU 2020

Para participar do processo seletivo do Sistema, é necessário que o candidato à uma vaga do ensino superior atenda aos seguintes requisitos SISU 2020:

  • Tenha realizado a prova do ENEM 2020;
  • Tenha obtido nota mínima de 450 pontos na prova objetiva do ENEM;
  • Tenha obtido nota superior a zero na prova da redação do ENEM;
  • Caso tenha declarado ser estudante de baixa renda, é necessário entregar a documentação comprobatória.

Além disso, é através do SISU que muitas pessoas conseguem dar continuidade a sua vida acadêmica, são diversas oportunidade a qual o candidato pode ser candidatar duas vezes ao ano, por isso fique atento ao calendário que é divulgado referente ao Resultado SISU 2020.

Requisitos SISU 2020

Requisitos SISU 2020

Em caso de dúvidas, você pode entrar no portal do SISU lá e completo de informações que podem ter auxiliar no caso de dúvidas www.sisu.mec.gov.br.


Inscrições SISU 2020

As inscrições SISU 2020 são gratuitas e podem ser realizadas pela a internet, desde que o candidato se enquadre nos requisitos SISU 2020. As inscrições seguem um calendário, por isso é importante ficar atento ao calendário. O cadastro é realizado pelo o mesmo número de inscrição do ENEM. O participante no período de inscrição pode escolher duas opções de curso, diariamente a nota de corte e lançada e enquanto estiver abertas as inscrições o candidato pode alterar o curso. Sendo assim, as suas chances de ingressar no curso de nível superior só aumentam.

Para realizar a inscrição SISU 2020, é necessário que o candidato tenha em mãos:

  • Número de Inscrição no ENEM e a senha de acesso do INEP;
  • Documentos básicos de Identificação (CPF, RG);
  • Tenha decidido quais opções de curso deseja se candidatar.

Para realizar as inscrições, basta acessar o portal do SISU e seguir o passo a passo para fazer a inscrição:

Como se Inscrever no SISU 2020

Como se Inscrever no SISU 2020 – Passo a passo

Após o fechamento do período de inscrição o resultado SISU 2020 sai em poucos dias. Quem for selecionado (a) deve comparecer o mais rápido possível na universidade selecionada para realizar a matricula, fique atento (a) a todas as datas do calendário. É importante também ficar atendo a lista de espera SISU 2020, pois você poderá ser chamado e não ver.


Quem pode ser inscrever no SISU?

Candidatos com ensino médio completo ou cursando o último ano que tenham realizado o exame de admissão através do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), é que não tenha zerado a redação.

Portando, os candidatos (as) dentro dos requisitos básicos e mínimos listados acima, conseguem concluir e participar do programa de seleção através dos requisitos SISU 2020.


Documentos necessários para o SISU 2020

Após ser selecionado pelo sistema de Seleção Unificado, o candidato precisa apresentar a documentação comprobatória dos dados informados no ato da inscrição.

As universidades públicas exigem a entrega de copia autenticada dos seguintes documentos:

  • RG – Registro Geral;
  • CPF – Cadastro de Pessoa Física;
  • Certidão de Conclusão do Ensino Médio;
  • Histórico Escolar;
  • Comprovante de Votação
  • Comprovação de Aceitação de atual situação econômica conforme edital.

Também será necessário apresentar os seguintes documentos originais:

  • Certificado de conclusão do Ensino médio (obtido na escola em que estudou);
  • Certificado de quitação Eleitoral (obtido no site do TSE);
  • Foto 3×4.

São diversas vagas ofertas desde faculdades federais, instituto tecnológicos e federais, educação tecnológicas, desde do curso de engenharia aos cursos de medicinas entre outros.