Resultado SISU 2020

Resultado SISU 2020 – Diversos apoios aos estudantes estão sendo feitos ao longo dos anos para que acha um maior nível na educação do Brasil, e o SISU é um desses programas do Governo onde com um bom Resultado SISU 2020 você poderá adentrar gratuitamente a uma universidade.

Milhares de estudantes brasileiros estão cada vez mais interessados em fazer uma faculdade, uma vez que através de um diploma é mais fácil surgirem boas oportunidades no mercado de trabalho.

Nas últimas décadas, a educação nacional passou por várias transformações, sendo que as que mais se destacam são os programas criados e desenvolvidos pelo Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e instituições de ensino superior. O MEC divulga então o Edital SISU 2020 com as regras do programa, e os alunos interessados em participar do programa.

Resultado SISU 2020

Resultado SISU 2020


SISU 2020

O SISU ou Sistema de Seleção Unificada é um deles. Trata-se de uma plataforma ou sistema informatizado que permite as faculdades e universidades disponibilizarem vagas em seus cursos para os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Para isso, é necessário que você faça a sua inscrição no programa, mas desde que tenha obtido uma nota diferente de zero na redação do ENEM. No momento das inscrições SISU 2020, você deverá informar o número em que foi inscrito no ENEM e sua senha para ter acesso interno ao sistema.

Por hora, devo te informar que os dados do ENEM que são aceitos referem-se à última edição do Exame, pois aqueles que foram realizados anteriormente não são aceitos. Desta forma, se você deseja participar do SISU 2020 precisa informar o número do seu ENEM realizado em 2019.

Mas, o que fazer se perder ou esquecer o número do seu ENEM? Neste caso é só fazer o seguinte:

Acesse o portal do ENEM por meio deste link (http://enem.inep.gov.br/participante/#/loginParticipante). Perceba que há um formulário onde é necessário digitar o número do seu CPF e senha. Caso não consiga se lembrar é só clicar na opção “Esqueci minha senha” para fazer a respectiva alteração em novo formulário.

Assim que acessar o site e informar o seu número de inscrição e senha no ENEM, o sistema automaticamente irá recuperar as notas que você tirou no Exame para analisa-las. Nesse ínterim, é importante mencionar que quanto maior for à nota tirada mais chances de conseguir uma vaga no SISU.


Resultado SISU 2020 – Como Acessar?

Após ter feito a sua inscrição no programa você deverá aguardar o resultado SISU 2020 para saber se conseguiu uma vaga ou se o seu nome entrou para a lista de espera SISU 2020. Para ter acesso ao resultado SISU 2020 é só acessar novamente o site do sistema e na página inicial clicar sobre o botão “Resultado”.

>> ACESSE AQUI O PORTAL DO SISU – MEC<<

Além desta alternativa você pode verificar o resultado SISU 2020 diretamente no site da instituição participante em que se inscreveu ou então ligar para o número 0800 61 6161 e falar diretamente na Central de Atendimento do MEC.

Caso você tenha sido selecionado pelo SISU precisará se matricular na faculdade ou universidade que lhe escolheu. É importante que observe o período de matrícula divulgada pela instituição e apresente todos os documentos exigidos para garantir a sua vaga, caso o contrário perderá essa grande oportunidade.

Resultado das Inscrições

Resultado das Inscrições


Documentos Necessários

Os documentos exigidos pelas faculdades ou universidades são apresentados na inscrição do SISU na última etapa onde você checou e finalizou a sua candidatura. Nela você vê listados todos os documentos solicitados que deve providenciar. Procure se organizar e deixar tudo pronto para ganhar tempo!

Para entender melhor sobre o assunto, confira os principais documentos necessários SISU 2020, solicitados pela grande maioria das universidades.

Se ao consultar o resultado SISU 2020 e perceber que o seu nome entrou para a lista de espera SISU 2020 precisará redobrar a sua atenção, pois esta lista é divulgada logo após a chamada dos convocados, a qual é conhecida por chamada regular.

Desta forma, é recomendável acompanhar diretamente a convocação dos candidatos pelo SISU Página do Participante 2020 da instituição de ensino em que se encontra o seu nome e, se for preciso, entrar em contato com a mesma, uma vez que cada instituição define os períodos de seleção e seus respectivos prazos.

 

Lista de Espera SISU 2020

Lista de Espera SISU 2020

Veja também: Confira as estimativas de notas de corte através do simulador SISU 2020, disponibilizado de graça pela internet.

Só para ter ideia de que você precisa ficar atento e acompanhar todo o processo de inscrições SISU 2020, o sistema registrou para a seleção no primeiro semestre de 2017 a inscrição de quase 2,5 milhões estudantes para aproximadamente 238.397 mil vagas distribuídas por cerca de 131 instituições de ensino superior.

Além disso, foi divulgado que novas mudanças virão para a seleção do SISU como, por exemplo, a ampliação das opções de peso que são definidas pelas instituições. Assim que surgirem novidades você será informado aqui no blog. Para não perder é só nos seguir nas redes sociais.