Segunda Chamada SISU 2020

Segunda Chamada Sisu 2020 – O SISU é um dos programas de seleção para vagas mais importantes do Brasil e através de seu sistema de chamadas aumenta as chances dos alunos interessados a conseguirem ingressar no ensino superior.

O SISU é o Programa de Seleção Unificado desenvolvido pelo MEC (Ministério da Educação) e, para o segundo semestre de 2020 oferece mais de 57.271 vagas em aproximadamente 68 instituições espalhadas em todo o país, cujo período de convocação da lista de espera foi realizada entre os dias 03 de julho e 21 de agosto.  Veja todos os detalhes a seguir.

Segunda Chamada SISU 2020

Segunda Chamada SISU 2020

Segunda Chamada SISU 2020

O SISU 2020 é um dos programas de acesso a educação superior mais importantes criado e mantido pelo MEC. Basicamente o programa funciona da seguinte maneira:

O candidato interessado em ingressar a uma instituição de ensino superior público faz a sua inscrição no programa – quando o mesmo abre o seu processo de seleção – e aguarda o resultado, que é divulgado no próprio site MEC.

Caso ele consiga a vaga pleiteada, realiza todos os demais processos necessários para efetivar a sua inscrição. Mas se ele não conseguir, de primeira, poderá pleitear uma vaga não preenchida na Lista de Espera.

Um dos fatores mais importantes (e decisivos) no processo de seleção do SISU é o desempenho que o candidato obteve na última edição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), ou seja, as notas obtidas nessas provas podem auxiliar na obtenção da vaga.

Em outras palavras, é muito importante que se obtenha um bom resultado na prova do ENEM, pois é de acordo com o desempenho nas provas que se pode conseguir ou não a vaga sonhada na primeira chamada.

Como todo processo seletivo, as melhores notas conseguem as vagas disponibilizadas no sistema de seleção rapidamente, enquanto as notas menores precisam aguardar a oportunidade de desistências dos melhores colocados, para conseguir entrar na instituição de ensino desejado.

Além disso, todo o processo de seleção do SISU é feito de forma eletrônica no SISU e o candidato deve ficar atento a qualquer novidade fazendo o acompanhamento diário.


Data da Segunda Chamada do SISU 2020

O SISU é um processo seletivo que é realizado duas vezes por ano, uma para cada semestre.

Primeiro Semestre

Para o ano de 2020, o período de inscrições será realizado inicialmente entre os dias 21 e 24 de janeiro de 2020, com a divulgação dos resultados em 28 de janeiro de 2020.

Segundo Semestre

Já, o segundo semestre SISU 2020 ainda não foi divulgado, pois ainda estamos no ano de 2019. A segunda chamada costuma ser divulgada somente após a convocação do primeiro semestre. É também nesse momento que são convocados os candidatos que estavam com o nome na lista de espera SISU 2020 das instituições de ensino participantes.

Se você perdeu algumas dessas datas não fique triste, pois uma nova oportunidade surgirá no primeiro semestre de 2020. É só ficar atento e acessar frequentemente o portal do SISU ou – o que é bem mais simples -, acompanhar este blog, pois ao sinal de qualquer novidade estaremos informando aqui e através de nosso newsletter (aproveite e se cadastre já, ok?).


Como se Inscrever na Segunda Chamada SISU 2020

Bom, se você está interessado em saber como funciona o processo de inscrição da segunda chamada SISU é só continuar me acompanhando com bastante atenção.

Em primeiro lugar é importante ressaltar que no processo da segunda chamada SISU a quantidade de vagas disponibilizadas é menor ao número daquelas da primeira chamada. Por isso recomendo que fique bastante atento a divulgação das datas deste período.

Para fazer a inscrição SISU 2020 é preciso fazer o seguinte:

  • Acesse o portal do SISU aqui:
  • Clique no botão “Ver meu boletim”;
  • Confirme o seu interesse em participar da lista de espera do SISU;
  • Aguarde até que o sistema mostre, por mensagem, que o processo foi realizado com sucesso;
  • Finalize o procedimento.

Por ora, é importante que você acompanhe todo o processo do SISU em seu próprio portal, como também no site da instituição de ensino desejada, a qual realiza as convocações dos candidatos.

Espero que este conteúdo tenha te auxiliado. Qualquer dúvida é só entrar em contato conosco.